terça-feira, 8 de maio de 2012

O que são implantes dentários?

O que é um implante?

Todo dente tem coroa (a parte que se vê na boca) e raiz (ou raízes). O implante nada mais é que uma prótese de raiz. Ele é uma espécie de parafuso que fica dentro do osso e serve para apoiar uma prótese. O que se vê na boca, portanto, é a prótese sobre implante e não o implante.

Quais as partes de um implante?

O corpo do implante pode ser cônico ou cilíndrico. O ápice do implante pode ser cortante (como num parafuso mesmo) ou não-cortante. E a plataforma, que equivale à "cabeça" do implante, pode apresentar 3 formatos básicos: hexágono externo, hexágono interno e cone morse. O hexágono externo (original: sistema Brannënmark) ainda é o mais utilizado, mas o cone morse é mais estético e tem ganhado mercado.

Quem pode usar implantes?

Implantes podem ser instalados em qualquer paciente que tenha suporte ósseo suficiente, tanto em altura quanto em espessura. E se o paciente não tem o osso necessário, é possível fazer um enxerto ósseo (colocar osso onde falta). Em caso de necessidade de enxerto, ele deve ser feito 6 meses antes da instalação do implante, para que dê tempo do osso se formar na região. E quem tem implantes pode sim usar aparelho, ok?

E o corpo não rejeita os implantes?

Dificilmente. Eles são confeccionados em titânio, um metal 98% biocompatível. E quando essa rejeição (a falha da integração entre o implante e o osso) acontece, geralmente se dá em fumantes e em pacientes diabéticos não-compensados. O motivo da rejeição costuma ser a menor vascularização (disponibilidade de sangue) na região do implante, o que é comum nesses pacientes. E que fique claro: rejeição é uma coisa e perimplantite é outra! A perimplantite é parecida com a periodontite ou doença periodontal, que causa perda óssea e faz os dentes ficarem moles. A causa de ambas geralmente é a má higiene, por isso não adianta vir cheio de razão pra cima do dentista quando o implante fica mole se você não cuida dele, ok?!

Dá pra extrair o dente e já instalar o implante?

Quando o dente está condenado, o implante que irá substituí-lo até pode ser colocado no mesmo dia da extração (quando não há nenhum tipo de lesão na raiz desse dente), porém o ideal é aguardar de 2 a 3 meses para que o alvéolo (o buraco onde estava o dente) cicatrize, se forme osso novo e, só então, instalar o implante.

E a prótese sobre implante?

Enfim, chegou a hora da confecção da prótese sobre implante, que pode ser parafusada (em dentes posteriores e quando são vários) ou cimentada (em dentes anteriores, que necessitam de uma melhor estética). A prótese geralmente é colocada 6 meses depois da instalação do implante. A gengiva é reaberta e o tapa-implante (uma pecinha que fica na cabeça do implante) é substituído por um cicatrizador, que serve para dar forma à gengiva, deixando ela prontinha para receber a prótese.

Outro dentista tem como saber qual a marca do meu implante para fazer a prótese?

Radiograficamente não é possível saber nem a plataforma nem a marca do implante, apenas é possível verificar se o corpo dele é conico ou cilíndrico. E a marca e a plataforma são as informações mais importantes para a confecção da prótese. Sabendo disso, o próprio fabricante dos implantes costuma fornecer um conjunto de etiquetas que identificam o implante e fornecem todas as informações que o dentista (qualquer dentista) precisa para confeccionar a prótese sobre implante. Uma dessas etiquetas deve ficar colada no prontuário do paciente e a outra pode e DEVE ser fornecida ao paciente. Saber qual implante está sendo instalado em você é um direito seu.

O implante é melhor mesmo?

Os implantes devolvem cerca de 95% da função mastigatória do paciente. Pra você ter uma ideia do que isso significa, uma prótese total (dentadura) e uma prótese parcial removível restabelecem 30% e 45% da eficiência na mastigação, respectivamente. Implante é QUASE dente! ;)

Mas não dá pra colocar a prótese no mesmo dia que o implante?

Dá, mas somente uma prótese provisória e em algumas situações específicas. O nome dessa técnica é carga imediata. O torque (força com que o implante é travado no osso) precisa ser de no mínimo 45N, o que nem sempre é possível. Se não for respeitada essa regra e colocada a prótese provisória mesmo assim, o implante provavelmente será perdido. Mas não se preocupe, você não precisa ficar sem dente caso não seja possível a carga imediata. É possível usar uma prótese parcial removível apoiada nos outros dentes ou até um Snap-On Smile para essa função.

Então, quando será instalada a prótese sobre implante definitiva?

A prótese sobre implante definitiva (embora nada seja definitivo em se tratando de Odontologia) poderá ser instalada depois de pelos menos 4 meses.

E dá pra usar implantes para fixar a dentadura?

Sim. A prótese total sobre implantes pode ser fixa, chamada de protocolo ou removível, que leva o nome de overdenture. A removível é mais fácil de limpar.

* * *

Artigo original em: http://medodedentista.com.br/2012/04/implantes-dentarios-um-guia.html

0 comentários:

Postar um comentário